[Slack-BR|Geral] Lx300 configuração

Ronaldo Domingos das Neves rdneves em aasp.org.br
Quinta Junho 24 22:11:33 BRT 2004

Rodrigo

Ou você deu sorte ou eu dei azar.

Minha impressora HP deu problema e por isso tive de voltar a usar a
LX-300 que estava encostada. Uso o CUPS como gerenciador de impressão,
mas nos arquivos que vem com os CD's do Slack 9.1 (ao menos os dois
primeiros) não vêm os arquivos necessários para configurar a LX-300.

Pelo certo você deveria ir ao site http://www.linuxprinting.org e baixar
o dirver (arquivo *.ppd) relativo à LX-300, mas na verdade não há nenhum
com esse nome lá. Andei quebrando a cabeça e descobri que o driver para
ela é o Epson-Dot_Matrix-eps9high.ppd, que após baixado deverá ser
colocado no diretório /usr/share/cups/model. Fazendo isso, esse driver
estará disponível para instalar a Epson LX-300 através do CUPS, que eu
acesso via servidor Web, que está instalado na minha máquina. Se o
Apache não estiver ativo na sua, pode haver outro meio de instalar, mas
eu não saberia explicar como.

Você só precisará entrar em "Administration Tasks" (precisa da senha de
root), "Printers", clicar em "Add Printer", escolher um nome para a
impressora, indicar o local e fazer uma descrição da mesma; na próxima
página você deve indicar a porta onde se encontra a impressora (aqui é a
porta paralela); em seguida voce deve apontar para o modelo "Epson";
logo depois você deverá indicar o famigerado driver que foi baixado, que
aparecerá como "Epson Dot Matrix Foomatic/eps9high (en)" e pronto, sua
impressora está instalada. Depois basta apenas configurar o tamanho de
papel e a resolução (a padrão é muito ruim!).

Ronaldo
Osasco/SP